Fale conosco pelo WhatsApp

Procedimentos

Balão intragástrico (BIG)

Dentre as recentes alternativas para o tratamento do sobrepeso e obesidade leve, destaca-se o emprego do Balão Intragástrico (BIG). Este, apresenta como grande vantagem o fato de ser um procedimento não cirúrgico, realizado em regime ambulatorial (não necessita internação hospitalar), sob sedação e com auxílio de endoscopia, sendo assim um método pouco invasivo e de baixo risco no controle efetivo e transitório do sobrepeso. A eficácia do BIG se baseia nos princípios de restrição (reduzir a capacidade de ingesta alimentar) e lentificação do esvaziamento gástrico (levando à saciedade prolongada). Ambos favorecem uma mudança no comportamento alimentar, que associada à alteração no estilo de vida e a prática de exercícios físicos, levam à consistente perda de peso. O volume de enchimento do BIG pode variar de 600ml a 800ml devendo o mesmo ser ajustado a cada paciente de acordo com suas características pessoais, incluindo as de seu estômago, maximizando a tolerância e a eficácia do tratamento. Há balões de 6 meses, de 12 meses, alguns com possibilidade de ajuste de volume (para mais ou para menos).

Gastroplastia Endoscópica

A gastroplastia endoscópica, também conhecida como redução de estômago ou bariátrica por endoscopia, é um procedimento pouco invasivo que utiliza um aparelho de sutura endoscópica para reduzir o volume do estômago sem necessidade de cortes ou “furos”. O sistema de sutura é de uso único (descartável) e permite realizar vários pontos no estômago que diminuem tanto o volume quanto a extensão do órgão, promovendo assim saciedade prolongada. Associado à dieta adequada e realização de atividades físicas, determina perda de peso adequada, especialmente em pacientes com obesidade leve. O procedimento dura cerca de 1h 30min e é realizado via ambulatorial (faz o procedimento e recebe alta no mesmo dia para casa). Com o tempo, os pontos tendem a abrir ou soltar, e procedimento pode ser repetido caso necessário.

Plasma de Argônio

A cirurgia bariátrica Bypass Gástrico em Y-de-Roux (Ou Cirurgia de Capella) é o procedimento bariátrico mais realizado no Brasil. Apesar de ser segura e eficaz, uma parcela aproximada de 30% dos pacientes apresenta reganho de peso significativo depois da cirurgia. Além de problemas estéticos, o reganho de peso pode levar à piora na qualidade de vida e ao descontrole de doenças associadas ao sobrepeso (como pressão alta e diabetes). Assim sendo, esta situação exige tratamento. Vários fatores contribuem para o reganho de peso pós-bariátrica: falta de auto monitorização (não se pesar com frequência), baixa aderência às consultas médicas e de nutricionistas/psicólogos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, depressão/ansiedade, e alguns fatores relacionados à própria cirurgia. Dentre esses, a dilatação da anastomose gastrojejunal (ou a “costura” entre o estômago e o intestino) apresenta papel importante.

O tratamento com Plasma de Argônio é um procedimento ambulatorial (sem necessidade de internação) que realiza uma ablação (queimadura) nessa anastomose dilatada. Isso desencadeia um processo de cicatrização que estreita essa passagem e pode devolver ao paciente a sensação de saciedade, o que propicia perda de peso. Todo este tratamento exige um acompanhamento multidisciplinar (endoscopista, cirurgiã bariátrico, nutricionista, psicólogo) para atingir resultados adequados.

Cuidar bem de você é nossa
principal especialidade

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO