Fale conosco pelo WhatsAppFale conosco pelo WhatsApp Preparo para colonoscopia: orientações e dieta - Clínica Gastro RP

Blog

19 de agosto de 2021

Qual o preparo para colonoscopia?

O passo a passo antes da realização do exame é importante para que o médico consiga visualizar bem toda a estrutura do intestino e identificar possíveis lesões ou pólipos

Médico segurando lousa com a palavra colonoscopy - preparo para colonoscopia

Imagem: Shutterstock

A colonoscopia é um exame que visualiza a parte interna do cólon, também conhecida como intestino grosso, e o reto. Ele é feito com um aparelho chamado colonoscópio, um tubo flexível que é inserido pelo ânus até alcançar o intestino. O aparelho é semelhante ao endoscópio utilizado na endoscopia digestiva feita para avaliar esôfago e estômago.

A colonoscopia pode ser realizada tanto para fins diagnósticos quanto para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto. Antes de se submeter ao exame é preciso que o paciente faça um preparo para colonoscopia.

Como é o preparo para colonoscopia?

Antes da colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon sem interferências. Para isso, ele passa uma série de informações para que o paciente comece a fazer o preparo para colonoscopia em casa.

Alguns dias antes de realizar o exame, deve-se informar o médico sobre o uso de medicamentos para que ele possa saber se algum deles deve ser suspenso ou ter sua dose ajustada.

Também é importante avisar ao médico quanto ao uso de medicamentos à base de ferro, pois estes podem interferir na visualização do cólon. Medicamentos que agem na coagulação são os que devem receber maior atenção, já que o médico pode optar por retirar pequenas amostras de tecido intestinal durante a colonoscopia (biópsias ou polipectomias).

Três dias antes da colonoscopia

  • Não consumir sementes, incluindo feijão, amendoins, nozes e cereais integrais, tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais, até a realização do exame, para não prejudicar o preparo do cólon.

Um dia antes da colonoscopia

  • Café da manhã: biscoito água e sal, torrada e pão de forma (sem ser integral), água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas;
  • Almoço: a dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos como arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo ou sopa (coados e sem resíduos), macarrão sem molho, água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas;
  • Jantar: dieta líquida, como, por exemplo, caldos de legumes ou carnes — alimentos cozidos, batidos no liquidificador e coados, não podendo conter resíduos—, sucos coados ou bebidas isotônicas.

Durante o preparo para colonoscopia não é permitido ingerir: alimentos de cor vermelha, carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes, bebidas de cor escura (suco de uva, café, refrigerantes ou chás escuros), bebidas alcoólicas e leite ou derivados do leite (iogurtes, queijos, requeijão etc.).

Durante o dia da véspera, enquanto estiver fazendo o preparo para colonoscopia, o paciente deve ingerir, no mínimo, dois litros de líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas.

Além disso, está indicado uso de alguns medicamentos laxativos que ajudem na limpeza do intestino. Os medicamentos e as doses são orientados no momento da marcação do seu exame.

No dia da colonoscopia

  • Pode-se ingerir água, água de coco e Gatorade de limão até 4 horas antes do exame. Nas 4 horas que antecedem o seu exame, não é permitida a ingestão de qualquer líquido ou alimento, inclusive água.
  • Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos.

Feito o preparo para colonoscopia, é hora de fazer o exame. No dia, é obrigatório estar acompanhado de uma pessoa maior de idade, que deverá permanecer no hospital até a liberação do paciente.

O exame dura, em média, de 30 a 40 minutos. Com o paciente sedado, o médico introduz o colonoscópio pelo ânus. Caso sejam encontrados pólipos ou lesões suspeitas, o médico consegue retirá-los e o material, então, é enviado para biópsia.

Cuidados após a colonoscopia

Após a realização do exame, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação, onde permanecerá em repouso por, em média, 40 minutos, podendo este tempo variar de pessoa para pessoa. Passado esse tempo, ele pode voltar para casa.

A sedação pode gerar sonolência algumas horas após o exame, por isso é proibido dirigir após a colonoscopia e as atividades normais só devem ser retomadas no dia seguinte.

Em relação à alimentação, ao receber alta o paciente pode reintroduzir a dieta normalmente, mas dando preferência a alimentos mais leves e com menos gordura.

O paciente pode sentir alguns desconfortos após o exame, principalmente relacionados à insuflação de gás que é necessária para adequada avaliação do intestino. Na Clínica Gastro RP, utilizamos gás carbônico (ao invés de ar ambiente) em todos os nossos procedimentos, minimizando efeitos colaterais do exame. Ainda assim, os sintomas mais comuns após a colonoscopia são:

  • dores abdominais;
  • cólicas;
  • gases;
  • fezes com sangue;
  • diarreia.

A colonoscopia é um exame fundamental na prevenção do câncer de intestino. Mas para que a visualização das estruturas do órgão seja perfeita, o preparo para colonoscopia é fundamental e deve ser seguido conforme recomendado pelo médico.

Agora que você já sabe como é o preparo para colonoscopia, procure um especialista para realizar o exame.

Saiba como funciona a cápsula endoscópica. Exame que usa técnica minimamente invasiva do intestino delgado.

Fontes:

Clínica Gastro RP

MD Saúde

A.C.Camargo Cancer Center

Blog