Fale conosco pelo WhatsAppFale conosco pelo WhatsApp Qual o preço da endoscopia? - Clínica Gastro de Ribeirão Preto

Blog

8 de setembro de 2021

Qual o preço da endoscopia?

Valor oscila segundo as características e objetivos do procedimento solicitado, uma vez que a endoscopia pode ter fins diagnósticos, terapêuticos ou mesmo ambos

Mulher mexendo no computador com calculadora na mesa - Endoscopia preço

Imagem: Shutterstock

A endoscopia digestiva consiste em um procedimento relativamente simples, cuja eficácia é um consenso na classe médica e que envolve baixíssimo risco à saúde. Apesar disso, muitos pacientes ainda têm dúvidas a respeito de detalhes como o preço da endoscopia e demais detalhes deste exame.

A endoscopia costuma ser diagnóstica — ou seja, é empregada para exames que revelem doenças, problemas de saúde. Mas nada impede que o procedimento seja aplicado para fins terapêuticos. Tanto em um como em outro caso, essa é uma das especialidades da Clínica Gastroenterológica de Ribeirão Preto – embora o preço da endoscopia possa variar de acordo com as características do exame.

Como funciona e como é feita uma endoscopia?

A endoscopia, em especial a efetuada no aparelho digestivo do paciente, é uma verificação visual indireta do interior do corpo humano.

Primeiro realiza-se a sedação do indivíduo e, em seguida, é introduzido (geralmente por via oral) um tubo fino, flexível e longo. Trata-se do endoscópio.

Este aparelho alcança áreas do estômago e do sistema digestivo que, por alguma razão, precisam ser examinadas em determinado indivíduo. O tubo leva uma microcâmera e uma fonte de luz. Ele é comandado, mecânica e eletronicamente, pelo profissional de saúde encarregado do procedimento.

A intervenção é segura e não gera incômodo ao paciente. O procedimento é feito com o indivíduo sedado, e o tubo tem somente 1,20m de comprimento e cerca de 10 milímetros de diâmetro.

A endoscopia e suas aplicações na medicina

Diagnóstica ou curativa (e, algumas vezes, feita para ambos os objetivos), a endoscopia é uma prática de inestimável valor para a medicina contemporânea. Dentre seus múltiplos empregos, podemos destacar:

  • Retirada de pequenos objetos, estranhos ao corpo, que tenham sido ingeridos acidentalmente;
  • Verificação de eventuais varizes no esôfago, no caso de indivíduos que padeçam de cirrose;
  • Investigação de náuseas recorrentes e/ou de eventuais vômitos;
  • Busca de solução para quadros de dores no abdômen superior do paciente (aqui com o uso da endoscopia digestiva alta, também conhecida como EDA);
  • Busca por possíveis tumores em pacientes que tenham diagnóstico prévio da doença conhecida como esôfago de Barrett;
  • Verificação detalhada da gravidade da doença do refluxo gastroesofágico, quando o paciente não responde a tratamentos convencionais;
  • Verificação, e até mesmo tratamento, de sangramentos gastrointestinais;
  • Descoberta das causas de quadros de anemia ferropriva (os quais podem se dar devido à incapacidade do sistema digestivo de absorver o ferro contido na alimentação);
  • Exame de casos nos quais é difícil para o paciente engolir alimentos — e que podem derivar de problemas esofágicos ou estomacais;
  • Observação de possíveis lesões no esôfago em pacientes que ingeriram acidentalmente soda cáustica, detergentes, água sanitária ou outras substâncias corrosivas;
  • Verificação da evolução de pólipos, úlceras e até mesmo tumores (benignos ou malignos) descobertos em endoscopias

Como podemos ver, portanto, independentemente do preço da endoscopia, este é um exame de valor inestimável para a saúde do paciente.

Endoscopia preço: entende como é fechado  o valor

Convém saber que a endoscopia é um procedimento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o qual é gratuito e universal. Infelizmente, o SUS não raro está sobrecarregado, e torna-se difícil marcar o exame pelo sistema. Porém, há uma grande quantidade de clínicas particulares que oferecem o serviço, sendo que o preço da endoscopia pode variar de região para região e de acordo com as características e necessidades do exame.

Uma dessas instituições é a Clínica Gastroenterológica de Ribeirão Preto, fundada pelos doutores Celso Junqueira Barros e José Eduardo Brunaldi em maio de 1975. Localizada no interior paulista, é referência nacional e internacional em endoscopias. Realizamos nossos exames em ambientes hospitalares, o que confere o maior nível de segurança possível e conforto para a execução da endoscopia. Os nossos equipamentos estão em constante atualização, o que nos permite realizar um exame de alto nível de qualidade.

Logo, o preço da endoscopia varia de acordo com o hospital a ser realizado, o tipo de sedação, assim como a sua função: diagnóstica, terapêutica ou ambas.

É bastante simples fazer contato com a Clínica Gastro e informar-se acerca do preço da endoscopia, assim como tirar suas dúvidas a respeito do procedimento. Estamos à disposição.

Fontes:

Clínica Gastro RP.

Blog