Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feito o jejum para endoscopia?

Jejum para endoscopia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por:

Publicado em 14/10/2021

Jejum para endoscopia e outros cuidados antes do exame são importantes para aumentar a segurança do paciente e garantir maior qualidade no diagnóstico

Uma das principais dúvidas de pacientes que precisam realizar o exame do trato superior do sistema digestivo consiste em como é feito o jejum para endoscopia.

Um aspecto importante é saber que cada clínica e médico podem fazer recomendações específicas de acordo com as suspeitas clínicas e a motivação para a endoscopia, mas, em geral, as indicações antes do exame são comuns. Saiba mais a seguir.

Como é o jejum para endoscopia?

O jejum para endoscopia não demanda dias de preparo como o que acontece com exames do cólon, como a colonoscopia, uma vez que, em algumas horas, o trato digestivo superior — que inclui esôfago, estômago e início do duodeno — fica limpo o suficiente para a realização do exame.

Ainda assim os cuidados com o jejum para endoscopia são importantes para a realização do exame e para garantir livre visão dos tecidos, viabilizando o diagnóstico de condições como gastrite, úlcera, varizes esofágicas, pólipos, hérnia de hiato e refluxo.

Sólidos

No caso dos alimentos sólidos, o jejum para endoscopia exige que o paciente fique 8 horas sem ingesta.

Além disso, nas refeições que antecedem o procedimento, no dia anterior, é importante adotar uma dieta leve, que não inclua alimentos pesados e de demorada digestão — como carnes vermelhas, frituras, molhos gordurosos à base de queijo e outros.

Líquidos

Uma das dúvidas comuns no preparo desse exame é se o jejum para endoscopia inclui os líquidos. O leite, especificamente devido ao seu alto teor de gordura e proteína, precisa ser evitado por 8 horas, assim como os alimentos sólidos.

As bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas desde a véspera, evitando resquícios na corrente sanguínea e problemas relacionados à anestesia.

o consumo de água e outros líquidos claros (água de coco e isotônico de limão) pode ser interrompido 4 horas antes do exame. Apesar dessas recomendações gerais, o paciente deve sempre atentar-se às indicações específicas fornecidas pela clínica.

4 outros cuidados antes da endoscopia

Além do jejum para endoscopia, que é fundamental para execução adequada desse exame, também é importante que o paciente observe outros cuidados que podem ser necessários.

1. Suspensão de medicamentos

As orientações antes da endoscopia incluem também a avaliação de quais medicamentos podem ser mantidos ou devem ser evitados nos dias que antecedem o procedimento.

A maior parte dos medicamentos pode ser ingerida normalmente, desde que com apenas um gole de água, e sem entrar no período do jejum para endoscopia.

As medicações que causam alterações na coagulação sanguínea devem ser avaliadas junto ao médico prescritor e o endoscopista para eventual suspensão. Remédios para controle do diabetes devem ser temporariamente suspensos.

2. Unhas sem esmalte

Durante a endoscopia, é feito o monitoramento contínuo dos níveis de oxigenação sanguínea para proporcionar segurança ao paciente. O uso de esmalte, mesmo incolor, atrapalha esse controle, devendo ser evitado pelos pacientes.

3. Acompanhante maior de idade

Para realização da endoscopia utiliza-se uma anestesia local com sedação para que o paciente relaxe e repouse durante a técnica. Essas medicações provocam sonolência, de forma que o paciente deve estar acompanhado no dia do exame.

Além de não poder dirigir no dia do exame e nem ficar sozinho para voltar para casa, recomenda-se que o paciente tire o restante do dia para descansar, recuperando-se assim da sedação. 

4. Informações e dúvidas sobre a endoscopia

Apesar de a endoscopia ser um exame rápido, com duração de cerca de 10 minutos, é comum que gere receios e dúvidas nos pacientes. Dessa forma, é importante buscar informações com a equipe médica antes de realizá-lo e esclarecer todos os questionamentos sobre o procedimento.

Essa etapa ajuda o paciente a entender melhor o preparo, incluindo o jejum para endoscopia, e como o exame é feito e as indicações depois do procedimento. Com isso, o acesso à informação contribui para tranquilizar e preparar o paciente. 

Fontes:

Clínica Gastro RP

Hospital Sírio Libanês

Marque agora o seu exame.
Ou preencha o formulário e em breve, entraremos em contato.
Mais informações: (16) 3636-3902 | (16) 3604-3922

    Cuidar bem de você é nossa
    principal especialidade

    PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO